10 Benefícios da cúrcuma para a saúde

Benefícios da cúrcuma para a saúde pode ser o mais eficaz existente dos suplementos nutricionais.

Ou seja, onde diversas pesquisas de alta qualidade revelam que ele tem amplos benefícios para o seu cérebro, corpo e ajudar no processo para emagrecer.

Em suma, confira os 10 benefícios principais da cúrcuma para a saúde embasados pela ciência.

Benefícios da cúrcuma #1. Contém compostos bioativos com fortes propriedades medicinais


benefícios da cúrcuma

Cúrcuma é aquele tempero que dá a cor amarelo ao curry.

Além disso, ele vem sendo utilizado na Índia por milhares de anos como erva medicinal e especiaria.

No entanto, há pouco tempo, a ciência começou a validar o que os índios já sabiam há muito tempo. Em suma, que realmente a cúrcuma contém compostos com grandes propriedades medicinais!

Esses compostos recebem o nome de curcuminoide, como resultado, sendo a curcumina a mais importante.

Em primeiro lugar, a curcumina é o ingrediente ativo principal da cúrcuma. Portanto, tem um antioxidante muito forte e poderosos efeitos anti-inflamatórios.

Entretanto, na cúrcuma, o teor de curcumina não é tão alto, cerca de 3% em peso.

A grande maioria dos estudos relacionado a esta erva, vem usando extratos de cúrcuma contendo a própria curcumina principalmente, com doses usualmente superiores a 1 grama ao dia.

Ou seja, seria bastante difícil alcançar estes níveis usando apenas o tempero de cúrcuma nos seus alimentos.

Por isso, se você quiser testar os efeitos completos, se faz necessário ingerir um suplemento que ao menos contenha quantidades de curcumina significativas.

Lamentavelmente, a curcumina é pouquíssima absorvida na corrente sanguínea. Entretanto, ela ajuda ao consumir a pimenta-preta, onde contém a piperina, que é uma substância natural que pode aumentar a absorção da curcumina em até 2.000%.

Da mesma forma, aqueles melhores suplementos de curcumina, são os que contêm piperina, onde aumenta consideravelmente a sua eficácia.

A curcumina, contudo, é solúvel em gordura, por este motivo pode ser uma ótima ideia consumi-la em uma refeição gordurosa.

NOTA

Cúrcuma possui curcumina, que é uma substância com altas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A maioria das pesquisas usou extrato de cúrcuma, onde são padronizadas para incluir altas quantidades de curcumina.

Benefícios da cúrcuma #2. É um composto anti-inflamatório natural


mulher com inflamação

Acredite ou não, a inflamação é extremamente importante no corpo.

Em outras palavras, ele tem um papel importante na reparação de danos e ajuda também a combater invasores estrangeiros do seu corpo.

Sem a inflamação, por exemplo, os agentes patogênicos como as bactérias, poderiam naturalmente dominar seu corpo e até matá-lo.

Ainda que a inflamação aguda e com curta duração seja benéfica, ela é capaz de se tornar um enorme problema ao se tornar crônica e ilegalmente ataca os tecidos do seu próprio corpo.

Atualmente, os cientistas acreditam que a inflamação crônica com baixo nível, exerce um importante papel em quase todas as doenças crônicas ocidentais, por exemplo:

  • Doença de Alzheimer;
  • Síndrome metabólica;
  • Câncer;
  • Várias doenças degenerativas;
  • Doenças cardíacas.

Por isso, qualquer coisa que seja capaz de ajudar a combater a inflamação crônica é de suma importância potencial na sua prevenção e até mesmo em tratamentos, dessas doenças.

Assim sendo, a curcumina é vigorosamente anti-inflamatória. Verdade seja dita, é tão forte que combina com a eficiência de alguns remédios anti-inflamatórios, além disso, sem ter aqueles efeitos colaterais.

Bloqueia um complexo proteico NF-kB, que é uma molécula que percorre para o núcleo de suas células e assim, ativa genes relativos à inflamação. Portanto, pressupõe que a molécula NF-kB exerce um papel importantíssimo em várias doenças crônicas.

Sem entrar em grandes detalhes, em outras palavras, a inflamação tende a ser extremamente complexa. A principal lição é de que a curcumina é uma substância bioativa, que como resultado, pode ser capaz de combater a inflamação na esfera molecular.

NOTA

A inflamação crônica colabora para várias doenças comuns ocidentais. A curcumina, pode ser capaz por exemplo, de suprimir diversas moléculas conhecidas por desempenhar papéis importantíssimos na inflamação.

Benefício #3. A cúrcuma amplia drasticamente a eficácia antioxidante do corpo


pele saudável, cúrcuma

Em primeiro lugar, conta-se que o dano oxidativo é um dos mecanismos por trás de muitas doenças e do envelhecimento.

Acima de tudo, envolvendo radicais livres e moléculas altamente reativas com os elétrons não pareados.

Esses radicais livres inclinam-se a reagir com relevantes substâncias orgânicas, por exemplo, como o DNA, as proteínas e os ácidos graxos.

O principal motivo antioxidante, é de tal maneira benéfica, que em suma, eles protegem o seu corpo desses radicais livres.

Em segundo lugar, a curcumina é um vigoroso antioxidante que pode ser capaz de neutralizar os radicais livres por causa da sua estrutura química.

Além disso, a curcumina incita a atividade das enzimas antioxidantes do seu próprio corpo.

Por isso, a curcumina apresenta um duplo golpe contra todos os radicais livres. Ou seja, ela os bloqueia diretamente e também estimula as suas defesas antioxidantes do seu próprio corpo.

NOTA

A curcumina tem importantes efeitos antioxidantes. Ela neutraliza os seus radicais livres por conta própria, entretanto, estimula também as enzimas antioxidantes do organismo.

Benefícios da cúrcuma #4. Amplia o fator neurotrófico derivado do cérebro, relativo à melhora da função cerebral, diminuindo o risco de doenças cerebrais


neurônios

Antigamente, julgava-se que os neurônios não eram aptos de se dividir e reproduzir consideravelmente após a primeira infância.

Entretanto, é sabido, que isso acontece agora.

Ou seja, os neurônios são capacitados de formar novas conexões, porém, em certos lugares do cérebro, eles podem se multiplicar e também aumentar em número.

Por exemplo, um dos principais causadores desse encadeamento é o BDNF – fator neurotrófico derivado do cérebro, que é uma classe de hormônio de crescimento que atua no cérebro.

Vários distúrbios cerebrais comuns vêm sendo associados à perda dos níveis desse hormônio, incluindo por exemplo a doença de Alzheimer e a depressão.

Surpreendentemente, a curcumina pode ser capaz de aumentar os níveis cerebrais do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF).

Em suma, ao realizar isso, tende a ser eficaz em atrasar ou até mesmo reverter várias doenças cerebrais e diminuir a função cerebral correlacionada à idade.

Além disso, é capaz de beneficiar a memória e assim, torná-lo mais inteligente, o que aparenta ser lógico, dado aos seus efeitos nos níveis do BDNF.

Entretanto, pesquisas controladas em pessoas, se faz necessário para afirmar isso.

NOTA

A curcumina eleva os níveis do hormônio cerebral do BDNF, onde aumenta o crescimento de neurônios novos e combate diversos processos degenerativos do cérebro.

Benefício #5. A curcumina pode diminuir o risco de doença cardíaca


saúde do coração

A doença cardíaca é a razão número 1 de mortes ao redor do mundo.

Por muitas décadas, pesquisadores estudaram isso e aprenderam muito acerca de como isso acontece.

Já não é mais notícia que as doenças do coração são assombrosamente complicadas e diversas razões contribuem para tal.

Portanto, a curcumina é capaz de ajudar a retroceder muitos passos no processamento de doenças cardíacas.

Possivelmente o principal benefício da curcumina ao se tratar de doença cardíaca é na melhora da função do endotélio, ou seja, o revestimento dos vasos sanguíneos.

É bem famoso que a disfunção endotelial é um fator importante da doença cardíaca, envolvendo a incapacidade do endotélio na regulação da pressão arterial, da coagulação sanguínea e também de diversos outros fatores.

Diversos estudos apontam que a curcumina pode levar a melhorias da função endotelial.

Uma pesquisa evidenciou que é tão eficaz quanto ao exercício. Ao mesmo tempo que, outras pesquisas mostraram que ela funciona melhor do que a droga Atorvastatina.

Além do mais, a curcumina diminui a oxidação e a inflamação, já discutida acima, onde desempenha um papel na doença cardíaca do mesmo modo.

Uma pesquisa randomizado com 121 pessoas, onde as mesmas foram submetidas há uma cirurgia de revascularização miocárdica, com um placebo ou 4 gramas de curcumina ao dia, alguns dias antes e também após a cirurgia.

Ou seja, o grupo que usou a curcumina obteve um grau de risco de 65% menor de sofrer ataque cardíaco no hospital.

NOTA

A curcumina gera efeitos benéficos em diversos fatores conhecidos por exercer um papel importante na doença cardíaca. Onde é um potente agente antioxidante e anti-inflamatório, além disso, melhora a função do endotélio.

Benefícios da cúrcuma #6. O açafrão é capaz de prevenir/tratar o câncer


anticâncer

Sendo uma doença aterradora, o câncer é caracterizado pelo aumento celular descontrolado.

Encontram-se muitas formas incomuns de câncer, que ainda dispõem de várias propriedades em comum. Além disso, uns deles aparentam ser afetados por suplementos da curcumina.

A curcumina foi pesquisada como uma erva favorável ao tratamento do câncer onde afetou, por exemplo, o seu crescimento, o seu desenvolvimento e também toda disseminação do câncer no grau molecular.

Pesquisas vem mostrando que ela é capaz de contribuir reduzindo:

  • A metástase (disseminação de câncer);
  • A angiogênese (crescimento de novos vasos sanguíneos em tumores);
  • E eliminar células cancerígenas.

Diversos estudos apresentam que a curcumina pode diminuir o crescimento de células cancerígenas em laboratório e também inibiu o aumento de tumores nos animais de teste.

Vale lembrar que uma dosagem alta de curcumina (de preferência com uma capacidade de absorção como, por exemplo, a piperina) tende a ajudar no tratamento do câncer. Porém, ainda não foi aprofundada suas pesquisas em humanos adequadamente.

Apesar disso, existem evidências de que ela seja capaz de atuar na prevenção do câncer, em particular os cânceres do sistema digestivo, como, por exemplo, o câncer colorretal.

Em uma pesquisa de 30 dias realizados com 44 homens com danos no cólon que ocasionalmente pode se tornar câncer, o uso de 4 gramas de curcumina ao dia, reduziu o número de lesões em até 40%.

Em suma, quem sabe um dia a curcumina possa ser usada juntamente com o tratamento convencional do câncer. Ainda é prematuro para dizer com toda certeza, mas, parece ser promissor e vem sendo fortemente estudado.

NOTA

A curcumina ocasiona diversas mudanças no nível molecular que tende de ajudar na prevenção e talvez, no tratamento do câncer.

Benefício #7. A curcumina pode ser benéfico no tratamento e prevenção da doença de Alzheimer


doença de Alzheimer

Sendo a doença neurodegenerativa mais comum no mundo, a doença de Alzheimer é uma das principais causas de demência.

Lamentavelmente, não há um bom tratamento disponível atualmente para a doença de Alzheimer até este momento.

Entretanto, é extremamente importante impedi-la de ocorrer em primeiro lugar.

Há bons indícios de haver boas notícias em um futuro próximo, porque a curcumina tem se mostrado a traspassar a barreira hematoencefálica.

É sabido que o dano oxidativo e a inflamação, exercem um papel na doença de Alzheimer, e em ambos a curcumina tem efeitos benéficos.

Além disto, uma fundamental característica da doença de Alzheimer é a abundância de emaranhados de proteínas com o nome de placas amiloides. Pesquisas mostram que a curcumina é capaz de ajudar a limpar essas placas.

Caso a curcumina possa realmente desacelerar ou até mesmo reverter o desenvolvimento da doença de Alzheimer em seres humanos, atualmente é desconhecida e necessita ser estudada mais adequadamente.

NOTA

A curcumina pode transpor a barreira hematoencefálica e vem demonstrando a ter diversas melhorias no tratamento da doença de Alzheimer.

Benefícios da cúrcuma #8. Resultado positivo do uso de suplementos de curcumina em pacientes com artrite


artrite

Em países ocidentais, a artrite é um problema comum.

Tendo diversos tipos de artrite, sendo que, a maioria dos quais envolvendo a inflamação nas articulações.

Além disso, a curcumina é um composto anti-inflamatório potente, fazendo sentido que seja capaz de ajudar a tratar a artrite.

Diversos estudos evidenciaram que isso seja capaz.

Portanto, em um estudo com pessoas com a artrite reumatoide, ao usar a curcumina foi eficazmente superior ao uso de medicamentos anti-inflamatórios.

Diversos outros estudos examinaram os efeitos da curcumina na artrite e descobriram melhorias em muitos outros sintomas.

NOTA

Sendo caracterizado pela inflamação das articulações, a artrite é um distúrbio comum, onde estudos evidenciaram que o uso da curcumina pode ajudar no tratamento dos sintomas da artrite e até mesmo sendo mais eficaz do que os anti-inflamatórios em alguns casos.

Enfim, este post pode te ajudar a fazer receitas na sua dieta zero carboidratos 1 semana.

Benefícios da cúrcuma #9. A curcumina tem ações extraordinárias contra a depressão


depressão

No tratamento da depressão, a curcumina mostrou algumas promessas interessantes.

Por exemplo, em um ensaio controlado, com cerca de 60 pessoas com depressão, aleatoriamente, foram separadas em 3 grupos.

Grupo ITomou Prozac.
Grupo IITomou 1 g de curcumina.
Grupo IIITomou curcumina e Prozac.

Depois de 6 semanas, o grupo II (que ingeriu 1 g de curcumina) teve melhorias similares ao Prozac. Porém, o grupo III (que ingeriu a curcumina e o Prozac) se saiu melhor.

Conforme este estudo, a curcumina pode ser tão eficaz quanto ao uso de antidepressivo.

Além disso, a depressão está ligada a graus reduzidos do BDNF – fator neurotrófico derivado do cérebro e também do encolhimento do hipocampo (área do cérebro com um papel na memória e do aprendizado).

A curcumina amplia os níveis de BDNF, revertendo potencialmente algumas destas mudanças.

Existe também alguns indícios de que a curcumina seja capaz de estimular os neurotransmissores cerebrais dopamina e serotonina.

NOTA

Um estudo com 60 pessoas com depressão, evidenciou que o uso da curcumina foi tão eficiente quanto o Prozac em poder aliviar os sintomas dessa doença.

Já leu nosso post 17 Receitas de milk shake cetogênico e smoothie Low Carb.


Benefícios da cúrcuma #10. A curcumina é capaz de combater doenças crônicas relacionadas à idade e retardar o envelhecimento


longevidade - cúrcuma

Se realmente a curcumina for capaz de prevenir e combater o Alzheimer, o câncer, doenças cardíacas, teria benefícios notórios para a longevidade.

Sendo assim, a curcumina passou-se a ser muito popular como um suplemento antienvelhecimento.

Porém, considerando-se que a inflamação e a oxidação desempenham um papel no processo de envelhecimento, a curcumina tende a ter efeitos que vão bastante além de simples prevenção de doenças.

NOTA

Devido aos seus diversos efeitos benéficos para a saúde, como a capacidade de prevenir o câncer, o Alzheimer, doenças cardíacas, a curcumina tende de ajudar na longevidade.

As pessoas também perguntam

Para que serve a cúrcuma em cápsulas?

Para contribuir na ação digestiva, antibacteriana, antioxidante, anti-inflamatória e também é capaz de combater doenças como Alzheimer, câncer e doenças cardíacas.

Quais as propriedades da cúrcuma?

Especiaria que dar a cor amarelo ao curry, tendo efeitos ativos como os antioxidantes e anti-inflamatórios.

Para que serve o açafrão cúrcuma?

Seu nome açafrão-da-terra, tem efeitos benéficos contra o câncer e outras doenças crônicas.

Quais os efeitos colaterais da cúrcuma?

Em alguns casos podem aumentar o fluxo menstrual, contrações uterinas em mulheres grávidas, hipotensão (baixa pressão arterial), contrações da vesícula biliar, aumentar a função hepática, retardar a coagulação do sangue, diarreia e náusea.

Conclusão

A cúrcuma e principalmente sua curcumina, têm inúmeros benefícios para com a saúde confirmado cientificamente, como por exemplo, o potencial na prevenção do câncer, Alzheimer e doenças cardíacas.

Sendo um potente antioxidante e anti-inflamatório podendo ajudar a melhorar os sintomas de artrite e depressão.

Caso você queira comprar um suplemento de açafrão/curcumina, existem excelentes seleções na Amazon com muitas avaliações positivas de clientes.

Aconselha-se encontrar um produto que tenha o BioPerine (que é nome da marca registrada do composto orgânico, piperina), ou seja, é a substância que eleva a absorção de curcumina em até 2.000%.

Sem esta substância, grande parte da curcumina passa somente pelo trato digestivo.


Saiba quais são os 6 benefícios do vinagre de maçã!



Referencias

  • Post em inglês benefits of turmeric.
  • http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jat.1517/abstract
  • http://www.jbc.org/content/270/42/24995.full
  • http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0304383501006553
  • http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02772248.2013.829061#.UyAZAfl_t8E
  • http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs310/en/
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2504526/
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2781139/
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3633300/
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12680238
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22407780
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23146777
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23832433

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.