6 Benefícios do vinagre de maçã para a saúde

Os benefícios do vinagre de maçã para a saúde são extraordinários. Portanto, este é considerado o vinagre mais popular da comunidade de saúde natural.

Em outras palavras, pode-se afirmar que compõem todos os tipos de benefícios, onde muitos dos quais são comprovados pela ciência.

O benefício do vinagre de maçã para a saúde são incríveis, por exemplo:

  • melhora dos sintomas de diabetes;
  • níveis mais baixos de açúcar no sangue;
  • redução do colesterol;
  • perda de peso.

Também é um antigo remédio popular, em suma, sendo empregado para inúmeros fins domésticos e da cozinha.

Portanto, confira os 6 benefícios do vinagre de maçã para a saúde aprovados por estudos científicos que pode ajudar na sua receita low carb.

Benefícios do vinagre de maçã #1 – Alto em ácido acético


benefícios do vinagre de maçã

Feito em um processo com duas etapas, o vinagre de maçã, da mesma forma é parecido com a produção do álcool.

Primeiro passo: é exposto a cidra de maçã (ou maçãs esmagadas) a levedura, onde é fermentado os açúcares e assim, transformado em álcool.

Segundo passo: as bactérias são inseridas na solução de álcool, onde é fermentado ainda mais o álcool e assim, transformado em ácido acético. Este é o principal composto ativo do vinagre.

No idioma francês, a palavra “vinagre” tem o significado de “vinho azedo”.

O vinagre de maçã orgânico e não filtrado, contém a “mãe”, ou seja, são enzimas, filamentos de proteínas e bactérias amigáveis que dão ao vinagre uma aparência mais sombria.

Algumas pessoas creem que a mãe do vinagre é a responsável pela maior parte dos benefícios para a saúde, ainda que, atualmente não tenha estudos para sustentar isso.

O vinagre de maçã contém aproximadamente três calorias por colher (sopa), o que é muito baixo.

Não há muitos minerais e vitaminas, entretanto, contém uma irrisória quantidade de potássio. O vinagre de maçã de qualidade contém acima de tudo, alguns antioxidantes e aminoácidos.

NOTA

O vinagre de maçã é preparado fermentando o açúcar das maçãs. Portanto, é transformado em ácido acético, sendo o ingrediente ativo do vinagre.

Benefícios do vinagre de maçã #2 – Pode matar diversos tipos de bactérias nocivas


micose de unha

O vinagre de maçã é capaz de ajudar a matar patógenos e também bactérias. Por exemplo, sendo tradicionalmente usado para:

  • desinfecção;
  • limpeza;
  • infecções de ouvido;
  • verrugas;
  • piolhos;
  • tratamento de micose de unha (fungos).

Hipócrates, sendo considerado o pai da medicina moderna, por exemplo, utilizou o vinagre para limpar feridas há mais de 2.000 mil anos.

Além disso, o vinagre pode ser usado como conservante de alimentos, onde estudos revelam que ele inibe bactérias (como a bactéria E. coli) de crescerem nos alimentos e assim, estragarem.

Caso você esteja procurando um modo natural de preservar a comida, então, o vinagre de maçã é ideal.

Além disso, houve relatos de vinagre de cidra de maçã diluído, quando aplicada na pele, onde pode ajudar na acne, porém, não conseguir encontrar nenhuma pesquisa confiável que pudesse de fato, confirmar este fato.

NOTA

O ácido acético é a principal substância do vinagre, podendo matar bactérias nocivas ou até mesmo impedi-las de se proliferar. Tendo uma história de uso como conservante natural e desinfetante.

Benefício #3 – Reduz o nível de açúcar no sangue e combate o diabetes


dieta cetogênica teste diabetes

Até hoje, a aplicação mais bem-sucedida usando o vinagre, foi em pacientes com diabetes tipo 2.

A diabetes tipo 2 é determinada pelos níveis elevados do açúcar no sangue, por causa da incapacidade de produzir insulina ou então, da resistência à insulina.

Entretanto, o excesso de açúcar no sangue, da mesma forma, pode ser um problema nas pessoas que não tenha diabetes. Acredita-se ser um dos principais causadores de várias doenças crônicas e envelhecimento.

Quase todo mundo teria de se beneficiar ao manter os níveis de açúcar do sangue no intervalo normal. Portanto, sendo a maneira mais saudável e eficaz de se fazer é evitar açúcar e carboidratos refinados, porém, o vinagre de maçã pode ter um efeito poderosíssimo.

O vinagre tem provado inúmeros benefícios para os níveis de açúcar no sangue e na insulina, por exemplo:

  • Melhora a percepção da insulina no decorrer de uma refeição rica em carboidratos em cerca de 19%-34%. Ou seja, diminui consideravelmente as respostas à insulina e o açúcar no sangue.
  • Diminui o açúcar no sangue em até 34% após ingerir 50 gramas de pão branco.
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã antes de dormir, pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue em jejum pela manhã em até 4%.
  • Diversos outros estudos em seres humanos, comprovou que o vinagre pode melhorar a baixar os níveis de açúcar no sangue e a função da insulina após as refeições.

Sendo assim, o vinagre pode ser de grande utilidade para pessoas com pré-diabetes, diabetes ou até mesmo, para quem deseja manter o nível de açúcar baixo no sangue por outros motivos.

Caso você esteja atualmente tomando remédios para baixar o açúcar no sangue por exemplo, aconselhamos a consultar o seu médico antes de ampliar a ingestão de quaisquer tipos de vinagre.

NOTA

O vinagre de maçã tem apresentado se útil a melhorar a sensibilidade à insulina e também ajudar a reduzir as respostas de açúcar no sangue depois das refeições.

Benefícios do vinagre de maçã #4 – Ajuda a perder peso e a gordura abdominal


mulher barriga tanquinho

Extraordinariamente, estudos mostram que o vinagre também pode ajudar a emagrecer.

Diversos estudos em seres humanos mostraram que o vinagre pode elevar a saciedade. E assim, ajudar você a ingerir bem menos calorias e conseguir alcançar o peso ideal na balança.

Por exemplo, se uma pessoa tomar vinagre juntamente com uma refeição, rica em carboidratos, ela aumenta a sensação de saciedade e assim, acaba consumindo de 200-275 calorias a menos por todo resto do dia.

Uma pesquisa realizada com 175 pessoas com obesidade demostrou que ao incluir no consumo diário, o vinagre de maçã, as levaram a alcançar a perda de peso e a reduzir gordura abdominal.

Como usar o vinagre de maçã para perder peso

  • 15 ml (uma colher de sopa): perdeu até 1,2 kg.
  • 30 ml (duas colheres de sopa): perdeu até 1,7 kg.

Entretanto, é necessário dizer que esta pesquisa durou 3 meses, sendo assim, os efeitos reais sobre o peso corporal podem ser suficientemente modestos.

Assim sendo, apenas adicionar ou diminuir ingredientes ou alimentos individuais, raramente tem um efeito notório no peso.

Em suma, é um conjunto de estilo de vida e dieta que conta, e assim, é necessário que você combine vários métodos eficazes para contemplar os resultados.

No geral, aparenta que o vinagre de maçã é benéfico e contribui para a perda de peso. Essencialmente pela redução dos níveis de insulina e açúcar no sangue e promoção da saciedade.

Entretanto, não existe milagre para a perda de peso. Você deve seguir as dicas e esforçar para mudar o seu estilo de vida alimentar e fazer exercícios físicos.

NOTA

Pesquisas sugerem que o vinagre de maçã pode elevar a sensação de saciedade e ajudar as pessoas a ingerirem menos calorias. E assim, levar à perda de peso.

Já leu nosso post dieta cetogênica alimentos permitidos?


Benefício #5 – Melhora a saúde do coração e diminui o colesterol


saúde do coração

Atualmente a doença cardíaca é a causa mais comum de morte prematura ao redor do mundo.

Considera-se que diversos fatores biológicos estão ligados a certo risco aumentado ou diminuído de doença cardíaca.

Muitos destes fatores de risco, podem ser beneficiados ingerindo vinagre, porém, muitos dessas pesquisas foram realizadas em animais.

Estas pesquisas em animais indicam que o vinagre de maçã pode diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol. Juntamente com diversos outros fatores de risco para doenças cardíacas.

Há também algumas pesquisas que mostra que o vinagre de maçã reduz a pressão arterial em ratos. Onde é um importantíssimo fator de risco para problemas renais e doenças cardíacas.

Um único indício humano até o presente momento é de um estudo de Harvard. Onde mostrou que as mulheres que ingeriram molhos para salada com vinagre de maçã, conseguiam um risco reduzido de doenças cardíacas.

Entretanto, esse tipo de pesquisa só pode evidenciar uma associação, não podendo provar que o vinagre de maçã resultou qualquer coisa.

Como citado acima, pesquisas em seres humanos também evidenciou que o vinagre de maçã pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Ajudar a combater o diabetes e melhorar a sensibilidade à insulina. Estes fatores também podem levar há a possibilidade na redução do risco de doença cardíaca.

NOTA

Diversos estudos em animais revelaram que o vinagre pode reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e os triglicerídeos no sangue. Isto poderia levar a um risco bem reduzido de evoluir doenças cardíacas.

Benefícios do vinagre de maçã #6 – Efeito protetor contra o câncer?


símbolo anticâncer

Sendo uma doença terrível, o câncer é caracterizado pelo aumento incontrolado das células.

Há diversos estudos sobre os efeitos anticâncer do vinagre de maçã.

Por certo, numerosos estudos evidenciaram que muitos tipos de vinagre podem encolher tumores e matar células cancerígenas.

No entanto, estes estudos sobre isto, foram realizados em ratos ou células isoladas em tubos de ensaio. O que não pode provar nada sobre o que aconteceria em seres humanos vivos e que respira.

Sendo assim, algumas pesquisas observacionais em seres humanos mostraram que ao consumir vinagre de maçã, esteja ligado à diminuição do câncer de esôfago na China. Porém aumentou o câncer de bexiga na Sérvia.

É provável que o consumo de vinagre de maçã possa aumentar a prevenção do câncer. Porém, isso precisa ser estudado mais profundamente, antes que quaisquer recomendações possam ser feitas.

NOTA

Algumas pesquisas em ratos e em tubos de ensaio evidenciaram que o vinagre de maçã pode tardar o aumento de células cancerosas e até encolher tumores.

Como usar e dosagem


vinagre de maçã na salada

A melhor forma de introduzir o vinagre de maçã na sua dieta é usá-lo em saladas, na maionese caseira e entre outros.

Você também pode diluí-lo na água e beber como bebida.

Por exemplo, a dosagem comum pode variar de 1-2 colheres (chá) 5-10 ml ou 1-2 colheres (sopa) 15-30 ml por dia, e assim misturar em um copo de água grande.

É recomendado começar com pequenas dosagens, e assim evitar grandes quantidades. Uma vez que o excesso de vinagre poderá causar alguns efeitos colaterais negativos.

Aconselha-se utilizar o vinagre de maçã orgânico e não aquele filtrado com a mãe.

Na Amazon dos EUA, tem o vinagre de maçã orgânico chamado Bragg’s que é bem popular. Onde há muitos depoimentos e comentários interessantes.

Entretanto, há também algumas outras variedades.

NOTA

Uma dosagem comum do vinagre de maçã pode variar de 1 colher (chá) ou 2 colheres (sopa) ao dia, misturado em um copo de água ou na culinária.

As pessoas também perguntam

Quais os benefícios do vinagre de maçã?

Podemos destacar entre vários benefício do vinagre de maçã: melhora dos sintomas de diabetes, níveis mais baixos de açúcar no sangue, redução do colesterol e perda de peso.

Para que o vinagre de maçã serve?

O vinagre de maçã orgânico serve para ajudar na saúde, por exemplo, na melhora das articulações, da digestão, ação diurética, câimbras, diabetes, problemas cardíacos e entre outros mais.

Faz mal tomar vinagre de maçã?

Sabendo consumi-lo não faz mal, por exemplo, você pode usar em saladas e também diluí-lo na água e beber.

Como usar o vinagre de maçã?

A dosagem mais comum pode variar até 2 colheres (chá) cerca de 5-10 ml, também até 2 colheres (sopa) aproximadamente 15-30 ml por dia em saladas, e também misturar em um copo de água grande.

Concluindo


Há diversas afirmações controvérsias sobre o uso do vinagre de maçã pela internet.

Uns dizem que ele pode aumentar o nível de energia e assim ter quaisquer tipos de efeitos benéficos com relação a saúde.

Tristemente, muitas destas alegações não são comprovadas pela ciência.

E é claro que a inexistência de provas não é evidência de que algo não está ocorrendo. E as narrativas geralmente acabam sendo distorcidas.

Entretanto, eu não conseguiria prender minha respiração e esperar por mais pesquisas. Uma vez que estudos sobre produtos de saúde naturais como esses são poucos e até distantes entre si.

A começar da pequena evidência acessível, eu penso que o vinagre de maçã pode ser válido. E é definitivamente um ótimo candidato para alguns experimentos caso você esteja interessado nele.

Ao menos, o vinagre de maçã aparenta ser seguro, uma vez que você não abuse e consuma excessivas quantidades.

Além do mais, o vinagre de maçã tem diversos outro emprego não relativo à saúde, por exemplo:

  • como agente de limpeza;
  • cuidados com a pele;
  • condicionamento de cabelo;
  • em atendimento odontológico;
  • no uso de animais de estimação.

Esses podem ser tanto úteis para aquelas pessoas que apreciam manter as coisas tão somente naturais e livres de químicos o quanto possível.

Sendo assim, creio que o vinagre de maçã orgânico representa ser muito saudável.

Não é uma “cura para todos” ou um “milagre”, como algumas pessoas aparentam crer.

Porém, claramente há alguns benefícios importantíssimo para a saúde, em particular, para o controle do peso e do açúcar no sangue.


Você sabe os 10 benefícios da cúrcuma?



Referências

  • Post em inglês benefits of apple cider vinegar.
  • http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1541-4337.12228/full
  • http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs310/en/
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5426415/
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5788933/
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16321601
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24811350

2 Comentários


  1. Gostei do post. Perder peso na quarentena é complicadinho


  2. gostei muito do artigo. acho q necessito uma orientação medica para resolver meu problema de obesidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.